sábado, 1 de fevereiro de 2020

Mega-Sena pode pagar R$ 70 milhões no sorteio deste sábado

Os apostadores têm até as 19 horas (horário de Brasília) deste sábado, 1º, para tentar a sorte na Mega-Sena que está acumulada e pode pagar 70 milhões de reais ao acertador das seis dezenas sorteadas.

As apostas podem ser feitas nas casas lotéricas ou no portal das Loterias Caixa.

A aposta mínima, de 6 números, custa 4,50 reais.

O sorteio do concurso 2230 será realizado no Espaço Caixa Loterias, no Terminal Rodoviário do Tietê, em São Paulo.


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Levantar menos peso pode garantir melhores resultados na academia

São Paulo – Levantar mais peso na academia nem sempre é o que pode trazer os melhores resultados de ganho de força. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Lincoln, no Reino Unido, mostra que as pessoas que fazem exercícios físicos com pesos conseguiriam melhores resultados ao realizar as séries de levantamentos com menos carga, mas alterando o peso a cada sessão de acordo com o limite de cada pessoa. Segundo os pesquisadores, que são cientistas esportivos, os atletas que alternam a quantidade de peso a cada treino de musculação podem garantir resultados melhores em menos tempo.

Para testar a tese apresentada na pesquisa, os cientistas compararam, em média, os pesos levantados por dois grupos distintos de atletas durante seis semanas. O primeiro grupo levantava o peso máximo determinado para atletas, enquanto o segundo alterava o peso a cada treino, fazendo assim um treino com menos velocidade do que o do primeiro grupo.

No fim do período de avaliação, os atletas que participaram do segundo grupo – ou seja, os que não levantavam a carga máxima e realizavam treinos mais curtos – acabaram ficando mais fortes do que os participantes do grupo que utilizou o método de carga máxima. Depois do primeiro resultado, os cientistas decidiram que os dois grupos utilizariam um peso máximo fixo. Para isso, eles utilizaram um cronômetro especializado e uma fita métrica para registrar o tempo gasto para levantar o peso e a distância que o peso foi movido. Com isso, foi possível medir uma velocidade de carga fixa para os atletas dos dois grupos.

Comparando com o resultado do primeiro teste, eles conseguiram ajustar a carga de treinamento dos participantes de acordo com o desempenho diário. Segundo Harry Dorrell, professor da Escola de Esporte e Ciência do Exercício da Universidade de Lincoln e líder do estudo, as descobertas da pesquisa ajudam a melhorar o ganho de massa muscular e o controle de fadiga. “Existem muitos fatores que podem contribuir para o desempenho dos atletas em um dia específico, como o tempo de sono que tiveram, a nutrição ou os fatores motivacionais. Mas, com os métodos tradicionais baseados em porcentagem, não teríamos conhecimento de como isso afeta a força”, diiz Dorrell, em nota, justificando o motivo da realização do estudo.

Ainda de acordo com o autor da pesquisa, é importante definir o limite de peso de cada atleta, para que o cansaço não cause lesões nas articulações. No entanto, ele destaca que o cansaço é relativo. “O treinamento baseado na velocidade nos permitiu ver se eles estavam acima ou abaixo do desempenho normal e, assim, ajustamos a carga. É importante garantir que o atleta esteja levantando a carga ideal para ele naquele dia em particular. Se ele levantar pesos leves demais, não estimulará o corpo como pretende. Se levantar peso demais, ficará fadigado, o que aumenta o risco de lesões”, complementou.

Participaram do estudo 16 homens, com idades entre 18 e 29 anos que pesavam entre 70 a 120 quilos e que já tinham experiência com levantamento de pesos. Entre os exercícios realizados, estavam: agachamento livre, levantamento terra, supino reto e levantamento militar, além de countermovement jump (exercício que consiste em um salto com as mãos na cintura). Os homens que participaram do segundo grupo, após o fim dos testes, conseguiram levantar 15 quilos a mais no agachamento livre do que os do primeiro grupo, além de aumentarem 6% a carga do supino reto a cada treino.

Apesar das limitações do estudo, que foi feito com um grupo pequeno de participantes e somente com homens, a descoberta aponta um caminho para entender como a velocidade de execução dos movimentos pode impactar o exercício físico. “A ideia do treinamento baseado em movimentos de maior velocidade já existe há algum tempo, mas até agora a ciência não provava isso – até agora”, disse Dorrell.


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Como a Leroy Merlin investiu em tecnologia para se manter relevante

Pressionada por uma mudança de hábitos de consumo e crise econômica, a rede Leroy Merlin passou os últimos cinco anos investindo para ser a empresa mais tecnológica do seu setor. A varejista de produtos de construção investiu na reconstrução de seus sistemas internos, contratou 300 desenvolvedores e firmou parcerias com dezenas de startups.

A empresa, há 22 anos no Brasil faz parte do grupo francês Adeo, que também controla no país as marcas Decathlon, de artigos esportivos, e Obramax, atacado para pequenos lojistas de construção. Nos últimos meses, o grupo decidiu encerrar as operações no Brasil de outras duas marcas: a Kiabi, de fast fashion, e a Zôdio, de artigos para casa, artesanato e decoração.

A Leroy Merlin não divulga o faturamento. A pesquisa de 2019 do Ibevar (Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo) estima que a empresa tenha um faturamento de 6,2 bilhões de reais. É a maior do setor de construção, à frente do Grupo Herval, com 3,3 bilhões de reais, Telha Norte, com 2,5 bilhões de reais e C&C, Casa e Construção, com 2,2 bilhões de reais em receitas.

Para se adequar à nova realidade do mercado, a Leroy Merlin começou a investir mais fortemente em tecnologia em 2013. Em 2018, a empresa lançou novidades no atendimento ao cliente e, em 2019, passou a focar em serviços.

Ao invés de contratar sistemas já existentes de empresas de tecnologia, a empresa contratou 300 desenvolvedores e criou um laboratório de inovação. A Leroy tem mais de 10 mil funcionários no Brasil, contando a equipe de loja. 

Além disso, firmou parcerias com startups para acelerar o lançamento de novidades. O desenvolvimento de novas tecnologias ficou até 70% mais rápido com a nova estrutura.

O objetivo foi reconstruir a estrutura tecnológica que tem contato com o cliente, como o site e ferramentas da equipe de loja. O desenvolvimento da tecnologia interna demandou um investimento de 170 milhões de reais. Em 2018, a empresa abriu seu site para vendedores parceiros com um marketplace. Ao invés de abrir para vendas de outras categorias ainda não comercializadas, a Leroy fechou o foco para itens para a organização da casa e decoração. O aplicativo da marca foi lançado em outubro, integrado ao programa de fidelidade da marca. 

O projeto é desenvolvido para funcionar de forma omnicanal. Ou seja, um consumidor pode iniciar uma pesquisa ou compra pela internet, ir a uma loja para tirar dúvidas com um vendedor, que tem acesso ao seu histórico e carrinho de compras, e receber os itens em casa.

“Percebemos que a população que visita nossas lojas estava envelhecendo e que precisávamos nos adequar ao perfil de consumo dos mais jovens”, diz Ari Silva, diretor de tecnologia e inovação. Cerca de 10% das vendas são feitas nos canais digitais.

A varejista de produtos de construção também adotou métodos e vocabulários de empresas de tecnologia. Os desenvolvedores são divididos em 42 “squads”, ou equipes flexíveis, que mudam conforme o projeto, e foi adotado o método ágil, com lançamentos constantes de melhorias, ao invés de soltar apenas o produto finalizado.

Loja da Leroy Merlin na marginal Tietê, em São PauloLeroy Merlin/Divulgação

No mundo físico

Com o investimento nos canais digitais, até as lojas precisaram passar por uma reforma, para continuar sendo atraentes para os clientes. A maior loja, na marginal Tietê em São Paulo, com 22 mil metros quadrados, passou por uma reforma – antes não possuía nem ar-condicionado.

Em outra loja, há uma instalação de uma cozinha de ponta cabeça – o objetivo é que os clientes postem fotos nas redes sociais.

A logística também foi adaptada, copiando o modelo usado por gigantes do e-commerce brasileiro. A Leroy tinha apenas um centro de distribuição voltado ao comércio eletrônico, com estoque limitado. Agora, cerca de 20 de suas 42 lojas dão suporte às entregas das compras virtuais, com uma parceria com as startups Loggi e Levoo. É possível ainda retirar produtos nas lojas em até duas horas e receber certos itens em casa em 24 horas.

Outras startups estão criando projetos piloto de lockers, ou armários, em que os produtos comprados pela internet que pesem até 15 quilos podem ser retirados com mais facilidade nas lojas. Os lockers já estão disponíveis em seis lojas. 

Como os itens são enviados das próprias lojas, para facilitar a coleta dos produtos e a montagem dos pacotes, os vendedores usam um aplicativo que mostra a localização de cada item por corredor – quase como um Waze de itens de construção.

Para ampliar as receitas, a Leroy Merlin decidiu ir além das vendas de produtos e passou a oferecer serviços, com mais de 2 mil prestadores de serviço independentes. A empresa já oferecia serviços de instalação de ar condicionado, de pisos e até reformas desde 2014, mas em janeiro ampliou a oferta para a criação até do projeto do imóvel do consumidor.

Em 2019, foram feitas mais de 105 mil instalações.

Fechamentos da Zôdio e Kiabi

Sobre o fechamento das marcas Zôdio e Kiabi, Silva afirma que o grupo Adeo passou a se focar mais nos mercados de construção e decoração nos últimos anos.

A Leroy também se manteve por conta de sua experiência de mais de duas décadas no mercado brasileiro. “A Leroy Merlin está há 20 anos no país e a economia sempre passou por voos de galinha. O grupo já entende como o Brasil funciona”, diz o diretor.

Por conta da crise, a empresa refreou o processo de abertura de lojas. Em 2019, foi apenas uma inauguração – em anos de bonança a rede chegou a abrir seis novas unidades.

Ari Silva, diretor de TI e inovação da Leroy MerlinLeroy Merlin/Divulgação

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A partir de hoje, WhatsApp deixa de funcionar em alguns celulares antigos

São Paulo – Uma nova atualização do WhatsApp, marcada para hoje, vai tornar uma série de celulares incompatíveis com o aplicativo de mensagens. Os smartphones afetados serão aqueles com versões mais antigas de seus sistemas operacionais.

De acordo com o WhatsApp, quem utiliza um aparelho com Android precisará atualizar a plataforma para uma versão superior a 2.3.7. No caso do iPhone, é necessário utilizar sistema operacional iOS 8 ou superior.

Conforme reportado pela BBC, a atualização impacta usuários do iPhone 4S, por exemplo. O celular lançado pela Apple em 2011 utiliza o iOS 7 e não recebe mais updates do sistema operacional da companhia da maçã.

“É uma decisão difícil, mas é uma decisão certa”, informou a companhia em nota. Segundo a empresa, ela é necessária para adicionar novos recursos ao aplicativo e que não seriam compatíveis com versões antigas de sistemas operacionais.


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17 eventos para empreendedores que acontecem em fevereiro

São Paulo – Quer abrir o seu próprio negócio, mas não sabe como? Ou já tem uma empresa, mas está em dúvida sobre como levá-la para frente? Seja qual for o seu caso, a resposta é a mesma: busque mais conhecimento.

Para ajudá-lo na tarefa, EXAME selecionou algumas atividades voltadas a empreendedores que ou ocorrem ou encerram suas inscrições no próximo mês. 

Há cursos, encontros de networking, eventos, palestras e seleções para startups, por exemplo. Algumas das atividades são, inclusive, gratuitas.

Confira, a seguir, os eventos para empreendedores que acontecem em fevereiro:

1 – Palestra “Pós-NRF 2020”

Inscrições: pelo telefone (21) 2504-7573 ou pelo e-mail
Custo: gratuito para associados ABF e R$200,00 para não associados
Data da atividade: 04 de fevereiro, das 9h às 12h
Onde: Sede Centro da ABF Rio, Av. Treze de Maio 23 – 4º andar, Centro, Rio de Janeiro, RJ

A Associação Brasileira de Franchising Seccional Rio de Janeiro (ABF Rio) promoverá, no próximo dia 04 de fevereiro, o evento “Pós-NRF 2020”, que será uma síntese dos principais insights sobre um dos maiores eventos de varejo do mundo: o NRF Big Show, realizado entre 12 a 14 de janeiro em Nova York. O Pós-NRF da ABF Rio contará com a palestra do especialista em Franchising, consultor e sócio-diretor da Praxis Business, Adir Ribeiro que esteve na NRF 2020. No encontro, o executivo apresentará uma síntese das provocações e discussões mais importantes da Convenção e o que há de mais relevante nas visitas técnicas ao varejo de Nova York.

2 – Realize com Ella’s

Inscrições: até o dia 8 de fevereiro, pelo site
Custo: 1.200 reais
Data da atividade: 8 de fevereiro
Onde: São Paulo, Renaissance São Paulo Hotel – Alameda Santos, 2233

A Ella’s Investimentos promove um workshop de desenvolvimento pessoal e profissional para mulheres que desejam conquistar ou aprimorar suas habilidades por meio de sete modelos de inteligência: espiritualidade, autoestima, autocuidado, propósito, comunicação pessoal, liderança e dinheiro, em um ambiente seguro e transformador. O intuito deste evento é ir além dos padrões comuns de workshop e proporcionar uma experiência completa da teoria à prática.

3 – Qualidade de Dados e os ganhos para a Organização

Inscrições: até 10h do dia 06 de fevereiro, pelo site
Custo: gratuito
Data da atividade: 06 de fevereiro, às 10h
Onde: online

Empresas que buscam melhores resultados estão usando a Análise de Dados como estratégia. Para que seja eficiente, um dos pilares na conquista destes resultados desejados é a qualidade das informações em questão. A Data Quality envolve planejamento e técnicas que garantem que os dados são os mais adequados para atender às necessidades dos analistas e usuários. Características como precisão, consistência e confiança são algumas das necessárias para se garantir a qualidade. Neste Webinar, vamos falar sobre: os impactos da qualidade de dados nas empresas e instituições, como garantir a qualidade nas fontes de dados e como unificar indicadores.

4 – #bizu: “Anúncios Patrocinados”

Inscrições: pelo site
Custo: gratuita
Data da atividade: 03 de fevereiro
Onde: online

O #bizu é um bate-papo entre especialistas de comunicação e negócios sobre hacks de crescimento para pequenas e médias empresas. Na edição de fevereiro o tema é “Anúncios Patrocinados” e o convidado será Wilson Souza, professor e consultor de estratégia e planejamento em redes sociais, além de ser idealizador do evento Marketing Stage. 

5 – A Inteligência Emocional na Era Digital

Inscrições: pelo site
Custo: 125 reais
Data da atividade: 13 de fevereiro, das 19:30 às 20:30
Onde: São Paulo – Rua Pais de Araújo, 77, sala 3 (piso superior), Itaim Bibi

Destinada a quem busca ferramentas para gerenciar melhor suas emoções, a palestra irá mostrar a importância da conexão entre o mindfulness e a inteligência emocional, ensinando como essa técnica meditativa ajuda a lidar com a velocidade digital. “Em um mundo onde a quantidade de informação aumenta exponencialmente, é essencial lidar com a era digital com equilíbrio mental e racionalidade”, afirma a palestrante Vivian Wolff, coach especialista em desenvolvimento humano e mindfulness pelo Integrated Coaching Institute (ICI).

6 – Mentoria LinkedIn para negócios

Inscrições: até dia 05/02, pelo e-mail com pagamento no site
Custo: 697 reais
Data da atividade: 08 de fevereiro, das 14h às 19h
Onde: Spavo8, Rua Marco Aurélio, 932, Vila Romana – São Paulo, SP

Laíze Damasceno e Laís Vargas, duas LinkedIn Top Voices, farão um grupo de mentoria presencial sobre marca, conteúdo e relacionamento. Em dinâmicas práticas, elas ajudarão os participantes a preencher e revisar o planner Decola em 30 no LinkedIn, material didático exclusivo da metodologia ensinada. O objetivo é ter uma tarde focada na prática de LinkedIn para geração de negócios.

7 – EdTech Conference 2020

Inscrições: pelo site
Custo: de 1.200 a 3.500 reais
Data da atividade: 11 de fevereiro
Onde: São Paulo – Pro Magno Centro de Eventos – Av. Porfa. ida Kolb, 513 – Jardim das Laranjeiras

No dia 11 de fevereiro acontece no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo, a EdTech Conference 2020, que pretende apresentar as novidades no segmento de educação e reunir, ao mesmo tempo, mentores, empresas, investidores, empreendedores e startups do segmento, todos dispostos a trocar experiências e fazer negócios e parcerias. Para mais informações, acesse o site.

8 – Programa de aceleração Pulse

Inscrições: até 7 de fevereiro
Custo: R$ 3.000,00 a R$ 5.000,00
Data da atividade: 13 de fevereiro a 19 de junho
Onde: Google for Startups – Rua Coronel Oscar Porto, 70 – Paraíso

Voltado para mulheres que querem impulsionar sua startup, aprender os diversos conceitos do empreendedorismo e imergir nesse mundo ou implementar processos mais ágeis a B2Mamy, aceleradora que conecta mães empreendedoras ao ecossistema de inovação e tecnologia, criou o Pulse, programa de aceleração powered by Google for Startups focado em startups em fase inicial. A 7ª edição do Pulse, pela primeira vez, oferece 10 vagas subsidiadas pelas marcas apoiadoras, como Huggies e Connect Car.

9 – Conflitos nas Empresas com Armando Lourenzo

Inscrições: pelo site
Custo: presencial 2x R$185,00/ online 2x R$195,00
Data da atividade: 05 e 12 de fevereiro
Onde: online ou em São Paulo – R. Dr. Mario Ferraz, 414, Jardim Paulistano, SP

Conflitos fazem parte do cotidiano de qualquer organização – e nem sempre eles são ruins. Claro, há os óbvios aspectos negativos, mas, se bem gerenciados, podem trazer benefícios para as relações humanas nas empresas. Os encontros tratam dos principais tipos de conflitos empresariais e traz técnicas de como identificá-los, (re)mediá-los ou gerenciá-los. Será discutida também a comunicação estratégica como uma forte ferramenta de gestão conflitos.

10 – Workshop: Autoconfiança para conquistar o mundo

Inscrições: pelo site
Custo: 40 reais
Data da atividade: 03 de fevereiro, das 18h às 21h30
Onde: São Paulo – Cubo: Alameda Vicente Pinzon, 54 – Vila Olimpia

O Workshop “Autoconfiança para Conquistar o Mundo” é uma vivência de 2h30 que mexe com as pessoas. O objetivo é gerar reflexões importantes e aumentar o poder pessoal das participantes. Mais de 3300 mulheres já vivenciaram essa experiência e tiveram resultados importantes em suas vidas.

11 – B2Mamy START

Inscrições: pelo site
Custo: de R$ 256,00 a R$ 350,00
Data da atividade: 15 de fevereiro, das 9h às 17h
Onde: São Paulo – R. Mateus Grou, 576 – Pinheiros

A B2Mamy, aceleradora que conecta mães empreendedoras ao ecossistema de inovação e tecnologia, promove no próximo dia 25 o programa B2Mammy START, o primeiro passo da trilha para as mães que desejam entrar no universo empreendedor, mas ainda está somente com a ideia. O encontro é um intensivo que dura um dia e tem foco em mulheres que já possuem uma empresa de qualquer área, mas que precisam inovar ou validar o modelo vigente e para aquelas que ainda não tiraram ideias de alto impacto do papel por insegurança.

12 – O poder das narrativas: como gerar valor para a sua marcar através do storytelling

Inscrições: até a véspera, pelo site
Custo: 25 reais (meia), 50 reais (inteira)
Data da atividade: 18 de fevereiro
Onde: Casa Firjan, Rio de Janeiro – Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo

Para atingir o consumidor é preciso uma boa mensagem para encantá-lo com uma boa história. Mais do que nunca, o storytelling, a arte de contar histórias, é utilizado por empresas que buscam relevância, conexão e engajamento com o consumidor. Mas como construir narrativas que façam sentido na vida das pessoas? A palestra O poder das narrativas: Como gerar valor para a sua marca através do storytelling vai debater sobre técnicas e cases de sucesso com uma das maiores referências no assunto.

13 – LinkedIn e geração de negócios

Inscrições: até 4 de fevereiro, pelo e-mail
Custo: gratuito
Data da atividade: 06 de fevereiro
Onde: Auditório da Incubadora de Empresas da COPPE / UFRJ – Rua Hélio de Almeida, s/nº – Ilha da Cidade Universitária – Rio de Janeiro

O Programa Decola oferece capacitações para os empreendedores residentes, graduados e comunidade empreendedora do RJ. Nesta palestra serão abordados temas como: o que é o Linkedin; Como começar a ter resultados com a plataforma; e como construir autoridade na rede social.

14 – Fórum Comunicação Pro Business

Inscrições: pelo site
Custo: 300 reais
Data da atividade: 7 de fevereiro, das 8h30 às 18h
Onde: Belo Horizonte, hotel San Diego Convention Lourdes – Av. Álvares Cabral, 1181 – Lourdes

Com o objetivo de proporcionar um dia de imersão em comunicação e marketing aplicado aos negócios, a Partners Comunicação realiza na capital mineira o Fórum Comunicação Pro Business. O evento debate sobre como gerar resultado operacional e financeiro para as empresas por meio de um planejamento estratégico efetivo.

15 – Encontrando o Problem-Solution Fit do seu negócio

Inscrições: pelo site
Custo: 30 reais
Data da atividade: 13 de fevereiro
Onde: SOHO Centro de Inovação Tecnológica – R. Des. Pedro Silva, 2958 – Coqueiros, Florianópolis – SC

Antes de criar uma empresa, a primeira pergunta que o empreendedor deve se fazer é: qual problema estou resolvendo com o meu produto? “O evento Problem-Solution Fit ajudará os participantes a responderem esta pergunta, lapidando e refinando a solução de modo que seja possível resolver assertivamente um desafio latente da persona ou atender uma necessidade crítica sentida por ela”, explica o Prof. Geraldo Campos, mentor responsável do programa Nexxlabs e facilitador do encontro.

16 – NexxCafé – Conhecendo negócios de impacto

Inscrições: até 17 de fevereiro, no site
Custo: gratuito
Data da atividade: 18 de fevereiro
Onde: SOHO Centro de Inovação Tecnológica – R. Des. Pedro Silva, 2958 – Coqueiros, Florianópolis – SC

Empreender e encontrar soluções para desafios socioambientais: este é o objetivo do NexxCafé, que será realizado no dia 18 de fevereiro. O evento será uma oportunidade para trocar de experiências entre quem empreende gerando impacto e quem gostaria de empreender nesta área. Durante o encontro os participantes irão vivenciar o tema negócio de impacto socioambiental, por meio de conteúdos, momentos de networking e um painel com empreendedores de impacto que abordará os aprendizados e desafios da trajetória empreendedora.

17 – Fórmula da Realização

Inscrições: abertas até o dia do evento, pelo site
Custo: 997 reais
Data da atividade: 08 de fevereiro
Onde: Holiday Inn Parque Anhembi – Rua Professor Milton Rodrigues, 100 – Parque Anhembi

Karina Pólido, mentora, treinadora, palestrante e criadora do Fórmula da Transformação, método de imersão pessoal, lança sua primeira edição do Fórmula da Realização, voltado a profissionais de venda e líderes que buscam ferramentas para impulsionar seus níveis de produtividade e gestão.


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Programa oferece bolsas de até R$ 65 mil para mestrado em Genebra

A Faculdade de Ciências da Universidade de Genebra (Unige) está com inscrições abertas para o programa Excelence Fellowship. O programa, segundo a organização, oferecerá bolsas a alunos “de destaque e altamente motivados” que queiram realizar um mestrado na Universidade de Genebra, em uma das áreas oferecidas pela faculdade. As inscrições estão abertas até 15 de março.

Os programas de mestrado oferecidos pela Faculdade de Ciências da Unige cobrem as áreas de ciências exatas e naturais. Matemática, Ciências da computação, Física, Química, Bioquímica, Biologia, Geologia, Ciências Ambientais, Farmácia e Neurociência são algumas das áreas em que é possível realizar o mestrado.

A bolsa oferecida pelo programa tem valor de 10 mil a 15 mil francos suíços (cerca de R$ 43 mil a R$ 65 mil na cotação atual). Esse valor cobre o primeiro ano de estudos do bolsista.

Como os programas de mestrado duram de três a quatro semestres, a bolsa pode ser estendida por esse período, “contanto que o candidato tenha sucesso acadêmico ao fim de seu primeiro semestre de estudos” (de acordo com o site).

Inscrições para as bolsas de mestrado na Universidade de Genebra

Para se inscrever para as bolsas de mestrado na Universidade de Genebra, os candidatos devem enviar uma série de documentos em um único arquivo de formato .pdf. Os documentos, que devem ser enviados em inglês ou francês, são os seguintes:

  • Cópia do passaporte ou documento nacional de identidade,
  • Carta da Universidade de Genebra comprovando que o candidato deu início ao processo de matrícula,
  • CV atual com no máximo duas páginas,
  • Histórico acadêmico do bacharelado, com todas as notas,
  • Carta de motivação, descrevendo o interesse do candidato no programa escolhido na Universidade de Genebra,
  • Cartas de recomendação de dois professores do candidato, atestando sua aptidão para cursar o mestrado desejado (elas podem ser enviadas diretamente para Excellence-Master-Sciences@unige.ch),
  • Resultados de provas internacionais (como o GRE) e certificados de língua inglesa (como o TOEFL).

Todo o processo de candidatura é feito online, por meio deste link. As inscrições vão até o dia 15 de março, e as aulas começarão no dia 16 de setembro de 2020.

Este artigo foi originalmente publicado pelo Estudar Fora, portal da Fundação Estudar.


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sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Bolsonaro estima queda de 3% em exportações brasileiras com coronavírus

Brasília – O presidente Jair Bolsonaro estimou nesta sexta-feira, 31, após se reunir com ministros no Palácio da Alvorada, que as exportações brasileiros sofram um impacto negativo de 3% por causa da epidemia de coronavírus na China. O presidente reforçou que a economia terá “em parte algum problema”, mas que a questão é debatida pelo governo.

“Nossas exportações, no momento, pode ser que afetarão 3%. Isso pesa para nós. Afinal de contas, a China é o nosso maior mercado exportador (importador)”, declarou. O presidente exemplificou dizendo que a China já perdeu “1% de seu crescimento”.

“Tenho conversado com o Paulo Guedes (ministro da Economia), conversado com o Roberto Campo (Neto, presidente do Banco Central). Hoje de manhã conversei com o Roberto Campos sobre a questão econômica. Está todo mundo envolvido e preocupado em dar uma pronta resposta para a população. Se tivermos algum problema, a gente vai anunciar o problema. Nada será escondido”, disse.

“Até agora, não afeta”

O governo está monitorando os efeitos do coronavírus na economia brasileira, mas, até agora, não houve prejuízo aos exportadores, afirmou o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais do Ministério da Economia, Marcos Troyjo. Em evento no Rio, ele disse ainda que o cenário global é desafiador, além das questões da saúde, uma vez que o mundo ainda vive os efeitos da guerra comercial entre Estados Unidos e China.

“Há muita incerteza de ajuste estrutural nas relações comerciais entre os Estados Unidos e a China”, comentou Troyjo. “Em alguns momentos, a incerteza externa é uma oportunidade para o Brasil, como é o caso da soja”, acrescentou.

Troyjo acredita que vai haver um deslocamento mundial da demanda agrícola, com vantagens competitivas para o Brasil. “A determinação é continuar a integração. Queremos incrementar o comércio com a China e Estados Unidos. No governo Lula, o intercâmbio ficou aquém do potencial. Estamos em busca do tempo perdido”, destacou.

O efeito colateral do ajuste entre os Estados Unidos e a China é que os investidores desaceleram projetos enquanto aguardam a estabilidade mundial.

Segundo o secretário, existe atualmente no mundo um “gigantesco” estoque de poupança e, ao mesmo tempo, raras oportunidades de investimento que seja viável e lucrativo. “Podemos desobstruir o túnel que conecta a liquidez à necessidade de infraestrutura no Brasil”, acrescentou.


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